sexta-feira, 5 de maio de 2023

NÃO VOS ASSOCIEIS COM ESSE TIPO DE GENTE...

Leitura: 1 CO. 5:9-13


Na Palavra de DEUS, encontramos uma importante recomendação e direção quanto ao tipo de pessoas com as quais não devemos nos associar ou relacionar. Vejamos o significado de cada um dos adjetivos usados pelo apóstolo para nos orientar:

Já por carta vos tenho escrito que não vos associeis com os que se prostituem;
isso não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
Mas, agora, escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
Porque que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo
1 Coríntios 5:9-13

Vamos agora ver o que significa cada um desses adjetivos...

 Primeiramente o mandamento "não vos associeis" tem o sentido, aqui, de não vos relacioneis, não estai junto com, não sentai com, não se juntem com...
       Como o próprio texto esclarece, não se trata dos ímpios, dos que estão claramente vivendo no mundo, mas daqueles que dizendo-se irmão tiver tal prática de vida:

Devasso: (entregue à devassidão), alguém imoral, sem nenhum princípio moral, sem pudor, sem vergonha de desrespeitar a decência; obsceno; que é pornográfico; que não segue nenhuma regra; que não tem disciplina alguma.

Avarento: (ávaro, mesquinho). Alguém ansioso para ter mais; sedento de ganância; muito apegado ao dinheiro ou aos bens materiais; 

Idólatra: quem adora ídolos, ou que coloca algo ou alguém no lugar do verdadeiro DEUS. Alguém que, dizendo-se cristão, participa de um culto idólatra;

Maldizente: Aquele que maldiz, que fala mal (maldizer é o contrário de bendizer).; quem difama; murmurador; que faz fofoca; quem provoca intrigas;

Beberrão: quem bebe exageradamente; bêbedo; ébrio;

Roubador: do grego "harpax", um extorquidor; um ladrão; quem tira algo que não lhe pertence;

       De acordo com esta e outras passagens bíblicas, há no meio do arraial dos santos ou do "povo de DEUS", pessoas que "se dizem irmãos", mas cuja prática de vida demonstra que não nasceram de novo, pelo contrário, "têm aparência de piedade, mas negam sua eficácia", pessoas de quem os que verdadeiramente são discípulos de JESUS CRISTO devem se afastar.(2 TM. 3:5)

       Por isso devemos buscar a graça do SENHOR JESUS a fim de sermos fiéis e obedientes à direção que o ESPÍRITO SANTO nos dá através da Sua Palavra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.